Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

5 Fatores a ter em conta ao escolher um cartão de crédito

Quando pensa em aderir a um cartão de crédito deve escolher o cartão mais vantajoso para si. Existem vários tipos de cartão de crédito, com condições muito diferentes que podem fazer toda a diferença no seu orçamento familiar. Antes de escolher um cartão de crédito, veja os 5 fatores que deve ter em conta.

As 5 caraterísticas mais importantes de um cartão de crédito

As necessidades de cada um são sempre distintas, e por isso, deve procurar o cartão de crédito que melhor se adapte ao seu estilo de vida.

1. Necessidade de mudar de banco

Existem 2 grandes tipos de cartão de crédito. Os que estão associados à sua conta bancária e os que podem ser solicitados sem mudar de banco. Normalmente, os cartões de crédito do seu banco, associado à sua conta bancária, são mais vantajosos apresentando taxas de juros mais baixas. No entanto, a sua obtenção pode ser mais difícil, pois os bancos ditos convencionais tendem a ser mais rigorosos na oferta de crédito.

Já os cartões de crédito que não necessitam de estar associados à sua conta bancária, são em regra mais fáceis de conseguir, mas também têm taxas de juro mais altas.

2. Taxa de Juro

Independentemente do tipo de cartão de crédito que escolher, deve sempre ter em conta a taxa de juro. Aqui é muito simples, quanto mais baixa melhor.

Uma taxa mais alta significa que vai pagar mais pelo valor utilizado, quanto menor for a taxa, menos juros pagará.

Esta caraterística será especialmente importante se planear utilizar um valor alto do seu cartão.

3. Seguros disponíveis

Atualmente existem vários seguros para tornar a vida do cliente mais fácil. Seja seguro de desemprego, seguro contra roubo, etc., existem sempre opções que podem ajudá-lo caso aconteça algum imprevisto.

Os seguros disponíveis variam consoante a entidade bancária, portanto se tem interesse em algum seguro em específico, deverá verificar quais os cartões de crédito que o oferecem.

Além da disponibilidade, também deve verificar o seu custo. Como exemplo, num seguro de desemprego o cliente paga uma percentagem do valor em dívida, no entanto, esta percentagem varia de cartão de crédito para cartão de crédito.

Assim, deve procurar não só a disponibilidade do seguro, mas também o custo e as suas condições.

4. Anuidade

A anuidade é uma taxa que é cobrada pela emissão e manutenção do cartão. Esta taxa é cobrada anualmente quer use o cartão ou não.

Apesar do seu valor não ser alto, normalmente está os 15€ e os 25€/ano, é algo que pode evitar. Verifique se o cartão de crédito que pretende cobra esta taxa e quais são as condições em que poderá estar isento.

Muitas vezes as entidades bancárias não cobram anuidade independentemente do uso que dá ao cartão, outras não cobram se utilizar determinado valor.

5. Possibilidade de usar em vários locais

Os cartões de crédito generalistas normalmente podem ser utilizados em qualquer estabelecimento que aceite pagamentos Visa ou MasterCard. Já os cartões emitidos por grandes superfícies, como Worten, Jumbo, etc., normalmente só podem ser utilizados nessas mesmas superfícies.

Estes últimos têm normalmente taxas de juro mais baixas, mas apenas serão ideais se precisar apenas de efetuar compras nesse mesmo estabelecimento. Existem já alguns cartões de crédito de estabelecimentos que permitem o seu uso noutros locais, mas deverá sempre confirmar antes de aderir.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: