Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Análise das estratégias dos bancos nos jovens

Qual o objectivo dos Bancos?

Nas “contas-jovem”, o objectivo dos bancos é antes de mais ganhar uma nova clientela, de a fidelizar desde muito cedo. Relativamente ao segmento jovem, a finalidade principal não é a captação dos depósitos actuais das mesadas mas sim os potenciais rendimentos futuros.

Cartão Multibanco para jovens

Apesar da conta-jovem não ser rentável, os bancos criaram o cartão de débito para os jovens, porque fideliza os jovens e permite reduzir as despesas de gestão da instituição financeira.

Publicidade

Os bancos utilizam uma argumentação pedagógica na publicidade dos produtos financeiros destinados ao segmento jovem. A publicidade pretende fazer crer que todas as actividades financeiras são permitidas aos jovens, sendo a abertura do depósito à ordem apresentado como um acto simbólico que permite o acesso ao mundo dos adultos.

Riscos

O risco, para os bancos, da abertura de uma conta jovem é reduzido. De facto, na situação de menoridade do primeiro titular da conta é exigida a assinatura dos pais ou dos seus representantes legais. Mesmo que as contas não sejam rentáveis para os bancos no presente, elas poderão potenciar lucros no futuro.

Quer uma proposta sem qualquer custo?

Opte por um crédito à sua medida, experimente: