Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Como funciona o plafond do cartão de crédito

Todos os cartões de crédito funcionam através de um plafond, ou seja, o valor até ao qual o cliente está autorizado a utilizar. O montante oferecido varia consoante os rendimentos do cliente e não é um valor estático, pelo que pode aumentar com o tempo de utilização do cartão de crédito.

Fique por dentro do funcionamento do plafond do cartão de crédito!

O que é e como é atribuído o plafond do cartão de crédito

O plafond do cartão de crédito é o valor máximo que pode ser utilizado pelo cliente. Suponha que tem um plafond de 500€, isto significa que pode ter até 500€ em utilização. No entanto, ao pagar parte do valor utilizado, este volta a estar disponível para utilização.

Este valor é calculado pela entidade bancária e, ao contrário de um empréstimo, não cabe ao cliente solicitar o valor que pretende. Ao solicitar um cartão de crédito, a entidade bancária vai ter em conta as seguintes caraterísticas:

Com todos estes dados, o banco irá analisar qual o valor máximo que poderão ceder ao cliente. Se for um cliente já antigo do banco e se tiver outros serviços, também poderá ser beneficiado.

Aumentar o plafond disponível

Caso o plafond que lhe seja atribuído seja inferior ao pretendido, pode pedir a reavaliação ao seu banco. Apesar de ser possível aumentar o plafond, é preferível fazê-lo algum tempo após ser cliente e utilizar o cartão. Alguns bancos aumentam o plafond após algum tempo de utilização mesmo que o cliente não o solicite.

Os bancos têm tendência a oferecer melhores condições a clientes antigos e a clientes que utilizam o cartão de crédito em abundância. Caso pretenda um aumento de plafond, é recomendável que utilize o cartão durante uns meses (mais de seis) e apenas após esse período solicite o aumento de plafond.

Veja quais as caraterísticas importantes para ter sucesso:

Ter vários cartões de crédito para aumentar o valor disponível

Uma solução muito utilizada quando não se obtém o plafond pretendido com um só cartão, é efetuar vários cartões de crédito em bancos diferentes, de forma a que a sua soma atinja o valor desejado. Apesar de ser uma técnica muito utilizada, pode tornar-se difícil de gerir os vários cartões e cumprir o pagamento de todos.

O cartão de crédito pode ser um aliado ao orçamento familiar, mas é necessário que seja utilizado de forma ponderada e responsável.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: