Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Como gerir o seu cartão de crédito?

Como gerir o seu cartão de crédito Um cartão de crédito pode ser um grande aliado no orçamento familiar, mas também deve ser bem gerido.

Planear o seu orçamento familiar e o valor que pode despender mensalmente é um passo essencial quando tem um cartão de crédito.

Saiba como gerir o seu cartão de crédito para que este seja um aliado e não um fardo.

Pensar a longo prazo

O mais importante quando tem um cartão de crédito é conseguir pensar a longo prazo. Quando tem um plafond elevado é muito simples decidir comprar determinado artigo, mas terá possibilidades de pagar o seu cartão de crédito nos meses seguintes?

O cartão de crédito pode ser um aliado, pois permite efetuar compras que de outra forma não seriam possíveis, mas deve ser usado com moderação. Antes de efetuar compras de valor elevado, deve calcular durante quanto tempo quer ficar a pagar, qual o valor que pode despender por mês e se será viável fazê-lo.

Pagamento a 100%

A forma mais vantajosa e eficaz de utilizar um cartão de crédito é efetuar o pagamento a 100%. Desta forma pode ter até 50 dias de crédito sem juros e aumentar o seu orçamento familiar não causando problemas na sua gestão financeira.

Pagar a 100% é vantajoso porque lhe permite fazer compras sem utilizar o seu vencimento, o que lhe confere um mês extra de rendimentos. No final do mês, ou quando receber o novo ordenando, pode pagar o cartão a 100% e ainda ficar com o vencimento totalmente disponível.

Recomendamos ainda que não nunca utilize o valor total do plafond, pois se, por algum motivo, não conseguir efetuar o pagamento na totalidade, começara a pagar juros, cujo valor será proporcional ao valor utilizado.

Não ceder a impulsos

Quando temos um plafond elevado é fácil ceder a impulsos! Quando está numa loja e vê algo que sempre quis comprar, mas nunca teve possibilidades, não o deve comprar com o cartão de crédito.

Qual gasto que faça, terá que ser pago, mesmo que passar um cartão pareça simples, não se pode esquecer que nos meses seguintes terá que liquidar essa dívida.

Quando quiser comprar algum bem, reflita durante alguns dias e verifique se o seu orçamento o irá permitir.

Seguro de desemprego

Com a taxa de desemprego sempre a subir, nunca podemos ter a certeza do nosso futuro daqui a uns meses e, com essa incerteza em mente, os cartões de crédito normalmente oferecem a possibilidade de aderir a um seguro de desemprego.

O que é o seguro de desemprego

O seguro de desemprego é um aliado enorme em caso de desemprego e consequente indisponibilidade financeira para cumprir com as prestações do seu cartão de crédito.

Caso fique desempregado, este seguro vai pagar por si a prestação do cartão de crédito, evitando situações de incumprimento bancário.

O valor a pagar varia de seguro para seguro, mas normalmente é sempre superior ao valor mínimo. Também a duração do seguro varia de banco para banco e deverá verificar caso a caso.

Quanto custa o seguro de desemprego

O valor deste seguro varia consoante o cartão de crédito, mas é sempre representado em percentagem. Será sempre X do valor utilizado, portanto quanto mais valor tiver gasto, maior será a mensalidade do seguro de desemprego. Também terá que ter em conta que quando mais saldo utilizado tiver, mais o seguro irá cobrir em caso de desemprego.

Antes de aderir, verifique se o valor mensal compensará o risco no seu caso particular.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: