Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Como ter um cartão de crédito sem anuidade

Ter um cartão de crédito é sempre uma vantagem para o cliente, pois este permite ter capital disponível em casos de necessidade. No entanto, estes cartões costumam cobrar uma anuidade o que leva a um gasto extra e sem justificação para o cliente.

Veja como ter um cartão de crédito sem pagar anuidade.

O que é a anuidade de um cartão de crédito

É muito comum os cartões de crédito obrigarem ao pagamento de uma anuidade, mas o que é exatamente esta anuidade?

É um valor cobrado anualmente pela entidade bancária que lhe emitiu o cartão. É considerada uma taxa de emissão e manutenção do cartão de crédito que lhe irá ser debitada diretamente da conta quer use ou não o seu cartão. O valor varia consoante o banco, mas normalmente está entre os 15€ e os 25€ anuais.

Conheça 3 formas distintas de não pagar anuidade do seu cartão de crédito.

1. Escolher um cartão de crédito sem anuidade

Já existem vários cartões de crédito que não cobram anuidade, não obrigando o cliente a cumprir condições para conseguir esta isenção. Estes cartões de crédito simplesmente não cobram anuidade! Quando estiver a escolher o cartão de crédito indicado para si, verifique quais os que não cobram anuidade.

2. Cumprir as condições para ter isenção de anuidade

Por vezes as entidades bancárias também oferecem a anuidade desde que o cliente obedeça a um certo número de condições. Estas variam consoante o banco, mas normalmente estão dentro dos seguintes parâmetros:

Antes de escolher o seu cartão, confirme com o banco quais as condições necessárias para obter isenção de anuidade e verifique se tal lhe será vantajoso, pois nem sempre o é! Aderir a um seguro de que não necessita apenas para não pagar anuidade, pode tornar-se mais caro que a própria anuidade.

3. Negociar para baixar ou eliminar a anuidade

Se já tem cartão de crédito ou pretende optar por um cartão que cobra anuidade mas que é vantajoso noutros aspetos, saiba que também pode negociar a anuidade.

Pode tentar eliminar completamente a anuidade, ou se tal não for possível, baixar o seu valor. Normalmente, os bancos estão dispostos a negociar com clientes que consideram uma mais valia, sendo que as seguintes caraterísticas são importantes para ter poder de negociação:

Para tentar negociar a anuidade, basta dirigir-se ao balcão (ou telefonicamente, caso não exista balcão) e apresentar a sua proposta.

Quando é preferível pagar anuidade

A anuidade não é o único fator que deve considerar. Por vezes, um cartão de crédito com anuidade apresenta juros mais baixos que um cartão de crédito sem anuidade, ou até outras vantagens.

Se utilizar o cartão com frequência, talvez seja mais vantajoso pagar anuidade e ter menos juros. Se utilizar pouco o cartão, então talvez os juros não lhe façam diferença e seja preferível não pagar a anuidade. Analise sempre globalmente todas as caraterísticas do cartão de crédito.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: