Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Contas-jovem, aspectos positivos e negativos

Aspectos positivos

Uma conta à ordem permite ao jovem adquirir mais independência e corresponde muitas vezes à preocupação dos pais em ensiná-lo a gerir o seu próprio dinheiro.

Se for correctamente utilizada, a conta à ordem pode efectivamente constituir para o jovem um instrumento de aprendizagem duma sã gestão orçamental.

Aspectos negativos

Não basta ensinar um jovem a levantar dinheiro é necessário ensiná-lo a ter uma gestão rigorosa da conta bancária (controlo dos extractos de conta, acompanhamento do saldo da conta) e também incentivá-lo a poupar. Será que os cartões de débito oferecidos nas contas-jovem garantem esta aprendizagem, ou serão apenas um símbolo, uma espécie de livre trânsito para a entrada no mundo dos adultos ?

Parece-nos, de facto, que o cartão familiariza pouco o jovem com o mundo bancário. Ensina-o a levantar duma forma simples e anónima dinheiro num distribuidor automático. A ênfase é colocada na despesa e não na poupança. E a verdade é que no caso de um problema, um descoberto eventual, o banco não corre muitos riscos porque pode sempre recorrer aos representantes legais do menor.

Precauções a ter na utilização de cartão de débito (MULTIBANCO):

Os inquéritos do Instituto de Ciências Sociais e do Instituto da Juventude (1986/7) e a sondagem do Observatório do Comércio (1999) evidenciam a progressiva generalização da posse e utilização de contas bancárias e de cartões electrónicos de pagamento entre os jovens portugueses.

Quer uma proposta sem qualquer custo?

Opte por um crédito à sua medida, experimente: