Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Crédito consolidado com hipoteca

O crédito consolidado é uma das muitas opções fornecidas pelas instituições financeiras. Este em específico pode ser realizado com ou sem hipoteca.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o crédito consolidado com hipoteca.

O que é o crédito consolidado?

O crédito consolidado é uma opção que permite reunir todos os seus créditos em apenas um. Desta forma as prestações mensais tendem a baixar e os prazos de pagamento são alargados.

O crédito consolidado pode ser feito com ou sem hipoteca de um bem. Neste caso em específico vamos apenas abordar a variante com hipoteca.

Em que consiste o crédito consolidado com hipoteca?

O crédito consolidado com hipoteca é uma das modalidades do crédito consolidado. Só que neste caso é necessário criar uma hipoteca sobre determinado bem. De resto esta opção mantem todas as vantagens do crédito consolidado anteriormente referidas.

O crédito consolidado com hipoteca é uma boa opção?

Como o próprio nome indica o crédito consolidado com hipoteca obriga a hipotecar um bem para poder ter acesso ao crédito.

Este tipo de crédito permite-lhe juntar todos os créditos em apenas um, reduzindo assim os encargos das prestações mensais de forma significativa. Ou seja, esta opção é muito mais do que um crédito. É uma forma de liquidar todos os empréstimos, transformando-os em apenas um. No entanto é necessário que apresente uma garantia real que será hipotecada e que pode vir a perder caso entre em incumprimento.

No caso de um dos créditos ser crédito habitação existe a possibilidade de hipotecar esse bem.

Quanto uma pessoa se encontra numa situação em que os empréstimos já são muitos e não consegue suportar as prestações e as taxas de juro, o crédito consolidado com hipoteca apresenta-se como uma boa solução. Sendo que a principal vantagem desta opção é que permite aumentar a sua poupança mensal uma vez que as taxas de juro ficam mais baixas.

É ainda de salientar que este crédito não se destina apenas a pessoas que estejam com muitas dívidas mas também para quem queira reorganizar e reduzir as suas prestações mensais.

Desvantagens do crédito consolidado com hipoteca

Uma das maiores desvantagens deste tipo de crédito é que, caso entre em incumprimento relativamente aos pagamentos, arrisca-se a ficar sem o bem hipotecado.

Depois existe também outra grande desvantagem que nem sempre é tida em conta. Como todos os créditos são reunidos em um só, isso implica custos. Nomeadamente custos no que diz respeito a comissões por amortização antecipada dos créditos. Embora as prestações fiquem mais baixas, os juros vão aumentar pois também vão aumentar o período de pagamento. Ou seja, ao ficar a liquidar o mesmo valor por um maior período de tempo, o custo será também maior.

Uma boa estratégia de negociação do crédito pode ser um ponto positivo para tentar atenuar um pouco esta desvantagem.

Já recorreu ou conhece alguém que tenha recorrido ao crédito consolidado com hipoteca? Qual é a sua opinião sobre esta opção? Se tiver alguma questão a colocar pode fazê-lo na zona de comentários deste artigo.

Quer consolidar o seu crédito?

Nós recomendados o seguinte: