Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Dados necessários para a simulação do crédito habitação

Entre comprar ou alugar casa, muitas são as pessoas que preferem a primeira opção. No entanto, para adquirir uma habitação é preciso um valor bastante elevado que não está ao alcance de todas as pessoas. Assim sendo, o crédito habitação surge como uma alternativa à qual muitos recorrem.

Por isso, se está a pensar em pedir um crédito habitação, este é um artigo que deve realmente ler uma vez que vamos explicar quais os danos necessários para fazer uma simulação desse tipo.

Quais são os dados necessários para fazer a simulação do crédito habitação?

Para fazer a simulação do crédito habitação existem sempre alguns dados que são necessários. São eles:

Depois podem também lhe ser pedidos dados como:

Em todo o caso é sempre muito importante fazer várias simulações de créditos habitação em diferentes entidades para que consiga perceber qual é o melhor crédito para a sua situação.

Informações importantes sobre o crédito habitação Quando se fala sobre o crédito habitação existem sempre algumas siglas e termos associados que nem sempre são bem explicados e que podem gerar alguma confusão. Por exemplo:

TAE

É a abreviatura para taxa anual efetiva. Normalmente quanto mais baixa for esta taxa, mais barato será o empréstimo.

IMI e IMT

São as abreviaturas para imposto municipal sobre imóveis e imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis. Não se deve esquecer de contar também com estes encargos na hora de pedir o seu crédito habitação.

Spread

Se quisermos simplificar as coisas, o spread equivale à margem de lucros que as entidades obtêm ao fornecer os empréstimos. Esta margem varia consoante o montante, a percentagem de financiamento e o prazo. Se for cliente da instituição pode jogar com isso para tentar baixar o spread.

Taxa fixa

Como o próprio nome indica a taxa não irá variar durante o período acordado entre si e a entidade em questão. No entanto, os produtos com este tipo de taxas não são os mais famosos uma vez que as taxas tendem a ser mais elevadas.

Taxa variável

Aqui o caso é completamente o oposto. Além disso, os produtos com taxa variável são os mais procurados.

TAN

É a abreviatura para taxa anual de juro nominal. Esta taxa permite calcular os juros do empréstimo consoante o montante e o prazo. Caso a TAN seja fixa, a instituição onde irá fazer o crédito informá-lo-á desse facto.

Taxa de esforço

Está relacionada com o peso do empréstimo no orçamento familiar. Normalmente os créditos não são concedidos se a taxa de esforço tiver um valor superior a 30% ou 40%.

Ficou com alguma dúvida sobre o crédito habitação que gostaria de ver esclarecida? Então deixe um comentário a este artigo.

Quer uma proposta sem qualquer custo?

Opte por um crédito à sua medida, experimente: