Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

O que é o crédito habitação?

O crédito habitação é o crédito mais requisitado de todos, uma vez que a habitação é um bem necessário para qualquer pessoa, contudo nem sempre existe possibilidade de a pagar por inteiro. Uma habitação é algo que acarreta muitas despesas para quem a compra, desde legalização, ao valor da casa propriamente dita, mobiliário, entre outras despensas indispensáveis quando se compra uma casa, assim o crédito habitação é o método mais fácil e seguro de garantir que consegue adquirir uma casa num espaço de tempo reduzido, quando comparado a outros métodos para o conseguir.

Este tipo de crédito irá ajudar as pessoas a conseguir alcançar o que até então poderia ser apenas um sonho, assim ao recorrer a ele poderá ver-lhe disponibilizado o dinheiro necessário para comprar uma casa, ou ainda para a construção da mesma. Este crédito por norma possui taxas de juro mais baixas do que os restantes créditos e ainda consoante a entidade financeira poderá ter regalias especiais, como por exemplo, para quem comprar a primeira casa.

Características do crédito habitação

O crédito habitação é algo muito importante na sua vida, uma vez que depois de assinado terá um contrato que durará muitos anos, com um valor muito elevado, por isso nunca descure a procura, a análise profunda de todas as soluções e propostas dos diferentes bancos e da sua própria gestão financeira. Como dito anteriormente este tipo de crédito irá ajudar a garantir o financiamento para projetos que envolvam a sua habitação, ou seja, poderá comprar uma habitação já construída, poderá recorrer a este crédito também para a realização de obras na sua casa, ou então poderá optar por criar tudo de raiz, comprando um terreno e construindo a sua casa a seu gosto.

A duração e a prestação deste crédito são dois fatores muito importantes na pesquisa pelo melhor crédito, sendo que por norma, quase todos os bancos possuem as mesmas taxas apenas com pequenas variações, mas ainda assim é preciso procurar o melhor. A duração do crédito é algo que vai variar consoante o rendimento do agregado familiar, uma vez que em parte, dependerá de quanto poderá pagar e durante quanto tempo o quer fazer. A duração máxima possível de pagamento é 50 anos, contudo não é aconselhável esta opção, uma vez que com o avançar da idade os rendimentos tendem a diminuir, ficando mais complicado pagar a prestação acordada inicialmente. Regra geral, as pessoas optam por ficar a pagar durante 25 anos, dando assim uma boa margem para que o pagamento seja realizado enquanto estiver no efetivo e com uma prestação acessível.

Em relação à prestação deste tipo de crédito, claro que terá de ter em atenção que devido ao elevado valor do empréstimo, a prestação mensal será também elevada, contudo poderá optar por ter uma prestação fixa ou variável. O que isto implica? A prestação fixa, tal como o próprio nome indica, terá uma renda mensal com o mesmo valor até ao final do contrato, enquanto na prestação variável, esta irá variar consoante a taxa Euribor, assim poderá em um mês pagar mais, e no mês seguinte voltar a um valor inferior. Existe pessoas que preferem a prestação fixa, pois assim sabem que no final do mês será aquele valor que terão de pagar, contudo este valor por norma é sempre elevado, enquanto outras pessoas preferem a prestação variável, pois o valor inicial é mais baixo do que na prestação fixa, sendo assim o melhor será analisar o seu caso com o agente bancário.

É importante salientar que ao contrário do que já aconteceu em anos anteriores, neste momento os bancos não financiam a totalidade do valor em que a habitação é avaliada, assim sendo, este financiamento poderá chegar aos 80% mas não mais do que isso.

Quer uma proposta sem qualquer custo?

Opte por um crédito à sua medida, experimente: