Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Qual a diferença entre cartão de débito e crédito?

Ouve falar dos cartões de crédito e débito, mas não sabe bem a diferença? No mundo financeiro é muito importante estarmos bem informados, portanto fique a conhecer a diferença entre cartão de débito e crédito e as caraterísticas de cada um!

O que é um cartão de débito?

Os cartões de débito (também vulgarmente conhecidos como multibanco) são os cartões mais comuns e são aqueles que são sempre fornecidos quando abre uma conta em determinado banco.

Com o cartão de débito o cliente pode efetuar um número de operações com o saldo que tem na sua conta.

Pode levantar dinheiro, pagar compras no comércio, efetuar transferências, pagar serviços, etc. Difere do cartão de crédito, pois apenas permite usar o saldo que tem na sua conta. Cada movimento que faz, debita o saldo da sua conta, se esta chegar a zero, por norma não conseguirá efetuar mais pagamentos.

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um cartão que lhe permite utilizar valores que não estão relacionados com a sua conta bancária. Trata-se de uma linha de crédito extra que é reutilizável, desde que não ultrapasse o valor do plafond que lhe foi concedido.

Este cartões são pagos mensalmente e o cliente pode escolher o valor que deseja pagar, desde que seja superior ao valor mínimo obrigatório.

Cartões de débito com acesso a crédito

Existem alguns cartões de débito que lhe permitem utilizar saldo que não está efetivamente na sua conta bancária. Este crédito extra não advém do cartão de débito, mas sim das condições da sua conta bancária. Tome como exemplo uma conta ordenado; trata-se de uma conta que, desde que deposite o seu ordenado na conta mensalmente, lhe disponibiliza um saldo autorizado no valor do seu ordenado (ou aproximado). Se tiver uma conta ordenado, poderá gastar mais X valor do que aquele que tem efetivamente na conta e poderá fazê-lo através do cartão de débito ou levantamento do balcão.

Este crédito difere dos créditos habituais, pois é pago na totalidade assim que o seu ordenado entra na conta.

Assim, apesar de um cartão de débito poder utilizar crédito, este crédito advém das condições da sua conta e não do cartão, uma vez que este é apenas um meio de pagamento.

Principais diferenças entre o cartão de débito e crédito

Apesar de terem alguns pontos em comum, os cartões de débito e crédito diferem em alguns aspetos.

Veja um resumo das principais diferenças:

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: