Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Qual o custo de um cartão de crédito

Apesar de ser um instrumento generalizado, muitas pessoas ainda não derem atenção ao verdadeiro custo de um cartão de crédito

Qual o custo de um cartão de crédito

Para quem utiliza um cartão de crédito é recomendado que esteja bem ciente de todas as obrigações, antes mesmo de assinar o contrato com a instituição bancária.

Mas para os mais desatentos, existem determinados valores que são não são compreendidos. Então qual o custo de um cartão de crédito?

Regra geral, os custos associados a um cartão de crédito são:

Anuidade

Apesar de alguns cartões estarem livres deste pagamento, a anuidade é o custo de emissão do cartão que é pago anualmente.

Não existe um valor standart, pelo que o valor da anuidade varia de cartão para cartão e também entre as diferentes instituições bancárias.

Juros

Outro custo associado ao cartão de crédito são os juros que são pagos relativamente ao uso do montante de crédito.

Tal como a anuidade, os juros variam consoante o cartão e a instituição bancária, mas mais importante ainda, os juros são muito associados ao prazo que têm disponível para pagar o crédito que utilizou.

Isto é, quando adere ao cartão, é estabelecido no contrato, o período de tempo que tem disponível para devolver o crédito utilizado ao banco, e isso pode ser feito na totalidade ou em prestações.

No caso de optar por prestações, geralmente, os juros acrescem quanto maior for tempo que possui para pagar o montante de crédito utilizado.

Geralmente existe um período de tempo em que o cliente pode devolver o crédito sem pagar juros, esse período denomina-se de free float.

Comissões

As entidade bancárias cobram determinados montantes pela utilização do cartão de crédito, as chamadas comissões, seja em pagamento de bens ou serviços, levantamentos, seja no país originário ou no estrangeiro.

Segundo as leis da União Europeia, caso os bancos não cobrem comissões nos levantamentos efetuados no país originário, não poderão cobrar no estrangeiro.

As comissões relativas aos levantamentos estão estabelecidas num preçário. Se desconhece as taxas que são aplicadas ao seu cartão, deve procurar no contrato que assinou com a entidade bancária.

TAEG

A TAEG (Taxa Anual Efectiva Global) é o conjunto de todos os custos associados ao cartão de crédito.

É uma taxa que representa todos os valores que irão ser cobrados na utilização do cartão de crédito, e deve estar explícita no contrato do cartão de crédito.

Cartão de crédito sem anuidade

É comum as instituições bancárias cobrarem um valor anual pelo uso do cartão de crédito, que por norma se chama anuidade.

Mas existem determinados cartões que estão livres do pagamento desta anuidade, permitindo ao cliente que pague apenas os juros associados à utilização do montante disponível em crédito.

Se pretender obter mais informações acerca desta modalidade, veja o nosso artigo sobre o cartão de crédito sem anuidade.

Considerações Finais

Sempre que estabelecer um contrato para um cartão de crédito, esteja bem atento a todas as cláusulas de forma a estar devidamente informado das taxas e comissões que são cobradas.

No caso de estas serem alteradas, a instituição bancária é obrigada a informar o cliente, num período mínimo de dois meses, antes de entrarem em vigor.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: