Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Tipos de cartões de crédito

O cartão de crédito é um acessório cada vez mais utilizado nas carteiras pessoais, conseguindo assim uma vida mais estável e gerir da melhor forma o dia-a-dia da família. Apesar destes cartões serem uma mais-valia para todos, é importante nunca esquecer que mesmo podendo utilizar este dinheiro, terá de o fazer com muito cuidado, respeitando prazos e nunca deixando o lado supérfluo ganhar. Existem vários tipos de cartões de crédito, variando de entidade para entidade, quer no nome quer nas taxas de juro que lhes são aplicadas, por isso é importante que se informe muito bem, nos diferentes bancos, para encontrar o cartão de crédito que mais se adapte a si.

Quando quiser optar por um cartão deste género, informe-se muito bem antes de o fazer, assim conseguirá um cartão com as melhores caraterísticas, desde taxas de juro, facilidades de pagamento, entre outras ofertas que estes podem ter. Como dito anteriormente, cada entidade possui os seus próprios cartões, contudo existem alguns que são comuns a todas elas.

Tipos de cartões de crédito

Cartão de crédito Classic

Este tipo de cartão está disponível na maioria das entidades financeiras. O classic permite-lhe utilizar o seu crédito em qualquer zona do mundo, estando associado à rede VISA, poderá ser-lhe útil quer em Portugal como no estrangeiro. Neste cartão poderá ver a sua primeira anuidade completamente paga, ou seja, a entidade oferece a primeira anuidade do cartão caso cumpra todos os prazos acordados. Em relação às taxas aplicadas, depende da entidade que escolher, contudo a TAEG irá variar entre os 19% e os 23%, sendo que para si, quanto mais baixa por esta percentagem melhor será;

Cartão de crédito Estudantes

Apesar de possuir nomes diferentes nas diferentes entidades, por norma todos possuem um ou mais cartões para estudantes e jovens, sendo que estes irão facilitar a vida dos jovens dando a possibilidade de pagar os seus estudos, comprar bilhetes para concertos, ir de eramus, entre outras atividades que irão enriquecer a vida dos mais jovens, quer academicamente quer pessoalmente. Em geral, estes cartões possuem uma TAEG entre os 18% e os 22%, sendo que depende muito do que o próprio cartão engloba, por exemplo, um cartão que seja apenas para auxiliar a vida académica possui um TAEG mais baixa do que um que englobe a possibilidade de comprar bilhetes para concertos, uma vez que todas as entidades financeiras consideram a vida académica uma prioridade na vida dos jovens e por isso facilitam mais.

Cartão de crédito das ordens

Este cartão de crédito está apenas disponível em algumas entidades financeiras, sendo que existe um cartão diferente para membros de uma determinada ordem, ou seja, no caso de ser médico e estar inscrito na ordem dos médicos, dá-lhe o privilégio de puder adquirir o cartão express da ordem dos médicos, no caso dos advogados, ou engenheiros o mesmo acontece. Por norma estes cartões estão associados a profissões de renome, tendo uma TAEG que varia entre os 20% e os 23%.

Cartões de crédito poupança

Existem algumas entidades financeiras que disponibilizam cartões de crédito que para além da sua utilização ‘normal’ possuem a possibilidade de poupar com as despensas que faz, ou seja, devolvem uma pequena percentagem do que gastou e colocam o valor correspondente a essa percentagem em uma conta poupança, assim irá estar a investir no seu presente e no seu futuro ao mesmo tempo e sem grandes sacrifícios. Possuindo uma TAEG entre os 21% e os 23%.

Como consegue perceber, esta é uma pequena amostragem dos muitos tipos de cartões que existem, sendo que em cada entidade há muitos outros exclusivos, por isso procure bem antes de tomar qualquer decisão.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte: