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Nas “contas-jovem”, o objectivo dos bancos é antes de mais ganhar uma nova clientela, de a fidelizar desde muito cedo. Relativamente ao segmento jovem, a finalidade principal não é a captação dos depósitos actuais das mesadas mas sim os potenciais rendimentos futuros.
Apesar da conta-jovem não ser rentável, os bancos criaram o cartão de débito para os jovens, porque fideliza os jovens e permite reduzir as despesas de gestão da instituição financeira.
Os bancos utilizam uma argumentação pedagógica na publicidade dos produtos financeiros destinados ao segmento jovem. A publicidade pretende fazer crer que todas as actividades financeiras são permitidas aos jovens, sendo a abertura do depósito à ordem apresentado como um acto simbólico que permite o acesso ao mundo dos adultos.
O risco, para os bancos, da abertura de uma conta jovem é reduzido. De facto, na situação de menoridade do primeiro titular da conta é exigida a assinatura dos pais ou dos seus representantes legais. Mesmo que as contas não sejam rentáveis para os bancos no presente, elas poderão potenciar lucros no futuro.
Opte por um crédito à sua medida, experimente.