Informe-se antes de pedir
Quando está a escolher o seu cartão de crédito é necessário ter em conta uma série de aspetos, incluindo a anuidade do cartão.
Um cartão de crédito já cobra os juros sobre o montante utilizado, portanto o ideal é conseguir poupar em todos os outros aspetos, incluindo a anuidade.
Fique a saber tudo sobre a anuidade do cartão e descubra como evitar pagá-la.
A anuidade do cartão é um valor anual que a entidade bancária cobra pela emissão e manutenção do cartão. Este valor pode ser cobrado uma vez ao ano, ou o banco pode dividir em 12 prestações e cobrar mensalmente.
Tenha em conta que a anuidade do cartão de crédito é sempre paga quer utilize algum valor ou não, ou seja, a anuidade não está relacionado com o dinheiro que utiliza, mas sim com a emissão e manutenção do cartão de crédito.
Se antes todas as entidades bancárias cobravam a anuidade do cartão, atualmente já há muitas que não o cobram ou que a oferecem se o cliente gastar determinado valor ou cumprir outras obrigações. Apesar da anuidade do cartão de crédito ser algo importante na altura da escolha, deve sempre ter em conta outros aspetos, como a importantíssima TAEG.
Muitos bancos oferecem a anuidade do cartão de crédito se o cliente gastar X valor anual, mas este valor varia de banco para banco. Imagine que o banco oferece a anuidade caso o cliente utilize 1200€/ano (valor de exemplo), neste caso, o cliente se utilizar este valor, não terá que pagar a anuidade.
Este valor pode ser utilizado, mas pode ser logo pago de seguida, ou seja, o cliente não tem que ter um saldo em dívida de 1200€ no final do ano, apenas tem que ter feito compras ao longo do ano que atinjam esse valor.
Alguns cartões de crédito não cobram anuidade, independentemente do valor que o cliente utilizar.
Estes cartões de crédito parecem os mais vantajosos, pois não têm nenhuma obrigação de valor, o cliente simplesmente não tem que pagar anuidade. Atenção que alguns bancos dizem que o cartão de crédito não tem anuidade, mas depois podemos ver nas entrelinhas que não cobram se o cliente não ficar mais de 3 meses sem o utilizar.
Sempre que for escolher o seu cartão de crédito convém ler toda a informação, mesmo aquela informação que parece não ser tão importante.
Na maior parte dos casos preferimos não pagar anuidade do cartão de crédito, mas podem existir situações em que é preferível pagar a anuidade do cartão!
Se o cartão de crédito que escolher tiver várias vantagens, como TAEG mais baixa, programa de pontos ou milhas, seguros em caso de roubo, etc., poderá valer a pena pagar a anuidade do cartão.
Neste caso deve calcular o valor que pensa utilizar do cartão anualmente e verificar se compensa, ou não, pagar a anuidade para obter melhores condições.
Nós recomendados o seguinte.