Informe-se antes de pedir
Ter um cartão de crédito é sempre uma vantagem para o cliente, pois este permite ter capital disponível em casos de necessidade. No entanto, estes cartões costumam cobrar uma anuidade o que leva a um gasto extra e sem justificação para o cliente.
Veja como ter um cartão de crédito sem pagar anuidade.
É muito comum os cartões de crédito obrigarem ao pagamento de uma anuidade, mas o que é exatamente esta anuidade?
É um valor cobrado anualmente pela entidade bancária que lhe emitiu o cartão. É considerada uma taxa de emissão e manutenção do cartão de crédito que lhe irá ser debitada diretamente da conta quer use ou não o seu cartão. O valor varia consoante o banco, mas normalmente está entre os 15€ e os 25€ anuais.
Conheça 3 formas distintas de não pagar anuidade do seu cartão de crédito.
Já existem vários cartões de crédito que não cobram anuidade, não obrigando o cliente a cumprir condições para conseguir esta isenção. Estes cartões de crédito simplesmente não cobram anuidade! Quando estiver a escolher o cartão de crédito indicado para si, verifique quais os que não cobram anuidade.
Por vezes as entidades bancárias também oferecem a anuidade desde que o cliente obedeça a um certo número de condições. Estas variam consoante o banco, mas normalmente estão dentro dos seguintes parâmetros:
Antes de escolher o seu cartão, confirme com o banco quais as condições necessárias para obter isenção de anuidade e verifique se tal lhe será vantajoso, pois nem sempre o é! Aderir a um seguro de que não necessita apenas para não pagar anuidade, pode tornar-se mais caro que a própria anuidade.
Se já tem cartão de crédito ou pretende optar por um cartão que cobra anuidade mas que é vantajoso noutros aspetos, saiba que também pode negociar a anuidade.
Pode tentar eliminar completamente a anuidade, ou se tal não for possível, baixar o seu valor. Normalmente, os bancos estão dispostos a negociar com clientes que consideram uma mais valia, sendo que as seguintes caraterísticas são importantes para ter poder de negociação:
Para tentar negociar a anuidade, basta dirigir-se ao balcão (ou telefonicamente, caso não exista balcão) e apresentar a sua proposta.
A anuidade não é o único fator que deve considerar. Por vezes, um cartão de crédito com anuidade apresenta juros mais baixos que um cartão de crédito sem anuidade, ou até outras vantagens.
Se utilizar o cartão com frequência, talvez seja mais vantajoso pagar anuidade e ter menos juros. Se utilizar pouco o cartão, então talvez os juros não lhe façam diferença e seja preferível não pagar a anuidade. Analise sempre globalmente todas as caraterísticas do cartão de crédito.
Nós recomendados o seguinte.