Crédito.pt

Informe-se antes de pedir

Escolher e solicitar um cartão de crédito

Esta página indica-lhe o que deve ter em atenção aquando da escolha de um cartão de crédito, incluindo como comparar cartões. Também lhe indica o que acontece quando procede à solicitação de um cartão de crédito.

Escolher um cartão de crédito

Existem centenas de cartões de créditos disponíveis, logo, deve estudar as várias opções ao seu dispor para eleger aquele que se adequa melhor a si.

Comece por refletir acerca do modo como pretende utilizar o cartão de crédito. Por exemplo, se o quer utilizar para fazer compras online ou de férias, para pagar as contas ou para estender o pagamento de uma compra. Qualquer que seja a forma como opta por utilizar o seu cartão de crédito, o mais importante é definir se irá pagar os valores em dívida todos os meses ou prolongar o seu pagamento ao longo de um determinado período de tempo.

Se tem a capacidade de liquidar o saldo na totalidade e a tempo todos os meses, poderá tirar partido do período livre de juros. Neste caso, a taxa de juros pode não ser tão importante, mas poderá querer ter em atenção os benefícios que cada cartão lhe proporciona, como, por exemplo, o cash back. Mesmo que pense ter a capacidade de pagar a totalidade do saldo do cartão todos os meses, vale a pena planear o que fará no caso de não o conseguir.

Se pretender utilizar o cartão pela sua vertente de empréstimo e não terá a capacidade de liquidar o seu saldo todos os meses, geralmente terá de pagar juros. Neste caso, poderá querer escolher um cartão com uma taxa de juro inferior. Não se esqueça de assegurar que consegue suportar um pagamento recorrente.

Lista de aspetos a considerar quando escolhe um cartão de crédito

Na seguinte lista poderá encontrar alguns dos principais fatores a ter em conta aquando da escolha de um cartão de crédito:

Comparar cartões

Quando lhe são fornecidas informações acerca de um cartão de crédito, elas deverão incluir uma secção de sumário com dados-chave standard acerca do cartão. Nesta deverão estar presentes o período livre de juros, a taxa de juro e outros encargos.

Usar um website de comparação

Poderá utilizar um website de comparação para verificar o que diferentes provedores de cartões de crédito disponibilizam. Isso poderá ajudá-lo a escolher o cartão certo para si. Existem vários websites de comparação e nem todos os cartões de crédito aparecerão em todos os sites.

Solicitar um cartão de crédito

Poderá solicitar um cartão de crédito:

Terá de preencher um formulário e o provedor do cartão de crédito irá verificar o seu registo de crédito junto de uma agência especializada, no sentido de averiguar a sua elegibilidade para a obtenção do crédito.

O seu registo de crédito inclui informações acerca de como lida com as suas finanças, tais como a sua conta bancária e quaisquer outros empréstimos que possa ter. Este registo indica ao provedor se você é um bom pagador e informa-o acerca de quaisquer ordens judiciais que tenha tido nos últimos seis anos. Poderá verificar o seu próprio registo de crédito contactando uma das agências de crédito de referência.

Quando preencher o formulário de solicitação de um cartão de crédito, tenha o cuidado de se certificar que toda a informação que inclui está correta. Se não tem a certeza acerca de como deve completar o formulário, solicite ajuda ao provedor do cartão de crédito. Terá de assinar o formulário para atestar que toda a informação nele contida está correta e qualquer informação falsa que disponibilizar poderá ser vista como fraude.

Quer um cartão de crédito?

Nós recomendados o seguinte.